IMERSÕES CURATORIAIS 2018.1

Inscrições Abertas

O programa de formação Imersões Curatoriais 2018.1, por meio da integração de cinco campos de estudo: pesquisa, programação visual, curadoria, programa educativo e expografia, oferece aos participantes um exercício conceitual e prático do processo de elaboração e montagem de uma mostra de arte, que terá como resultado final a realização de uma exposição.

 O objetivo do programa é a construção de um laboratório em que os participantes serão orientados na definição dos núcleos da exposição, produção dos textos curatoriais, produção de verbetes, realização de entrevistas com os artistas, produção de projetos expográficos, elaboração do projeto gráfico em sintonia com o projeto expográfico e curatorial, ações educativas, entre as demais atividades relativas à concepção e realização de uma exposição.

A duração do programa é de 4 meses, com início em março de 2018, sendo o quarto e último mês destinado à preparação da exposição.

Mínimo de 15 e máximo de 30 alunos.

 

 

Estudantes, professores e funcionários de instituições culturais têm 50% de desconto no programa. Bolsas de até 100% poderão ser concedidas mediante análise específica de documentação (comprovantes de rendimentos e de residência) e carta de intenção.

 

CRONOGRAMA:

Início das inscrições: 20 de janeiro de 2018, sem processo seletivo.

Aulas: Sábados, das 10h às 13h e das 14h às 17h
De 10 de março a 14 de julho de 2018.

Aulas: 10 de março a 30 de junho (14 aulas)

Preparação da exposição: 2 a 7 de julho

Montagem: 9 a 13 de julho

Inauguração: 14 de julho

Encerramento da exposição: 5 de agosto


EMENTAS

Curadoria, com Marcelo Campos
O módulo Curadoria objetiva proporcionar aos participantes um espaço de discussão e reflexão conceitual para construção de projetos curatoriais em consonância com conhecimentos de seus sistemas e atividades de apoio, como programas educativos, design expositivo e coleções. Nesta proposta, os participantes vivenciarão todas as etapas de uma mostra, criando coletivamente as propostas curatoriais.

Expografia, com Leila Scaf
O módulo Expografia tem como objetivo apresentar de maneira prática, todo o percurso para uma montagem de exposição. Nele, serão apresentados e discutidos  conceitos de espaço, os vários suportes museográficos e sua execução, estudos de casos e exercícios práticos para elaboração de um projeto museográfico com seus diversos processos  até a montagem final. O curso será dividido em aulas explicativas e de orientações, e aulas práticas para execução de projetos. 

Pesquisa, com Ileana Pradilla
O módulo Pesquisa, teórico e prático, discutirá a natureza do trabalho de pesquisa e sua contribuição em mostras de arte contemporânea. Inseridos no processo de concepção e montagem, os participantes desenvolverão ferramentas para a elaboração dos conteúdos de apoio para exposições, tais como resumos biográficos, entrevistas e linha do tempo das linguagens/obras apresentadas em mostras. Trabalhando em conjunto com as equipes de curadoria, expografia, programação visual e programa educativo, os alunos também participarão da definição dos formatos finais desses conteúdos.

Programa Educativo, com Cristina de Pádula e Tania Queiroz
No módulo Programa Educativo, a partir de leituras e dinâmicas objetiva-se estabelecer um espaço de discussão e pesquisa sobre tópicos relevantes para a atividade de mediação em museus e centros culturais. A proposta inclui temas e questões como: ensino e aprendizagem em espaços culturais, mediação e arte contemporânea, a relação do visitante com a obra de arte, o mediador e sua atuação em espaços históricos. Dessa forma, pretende-se construir, com os participantes, estratégias para proporcionar a públicos diferenciados novas possibilidades de aproximação com exposições, espaços culturais e obras apresentadas. Ao final do programa, os participantes poderão realizar o projeto da mediação para a exposição projetada pelo grupo.

Programação Visual, com Fernando Leite
A proposta do módulo Programação Visual é apresentar aos participantes a linguagem do design gráfico em exposições, desde a criação de identidade visual a partir dos conceitos da exposição; elaboração do projeto gráfico em sintonia com o projeto expográfico e curatorial; sinalização, legibilidade e visibilidade até tipografia e ilustração; letramento manual e digital até o desenvolvimento de projetos: objetos gráficos, sinalização do espaço interno e externo, material de divulgação e registro fotográfico, os materiais disponíveis e estratégias para adequação orçamentária.

Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48
Centro - Rio de Janeiro
55 21 2215 2093
 
De terça a domingo, das 12 às 19h
Entrada Franca

Bistrô do Paço
De segunda a sexta, das 11h às 19h30
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h
 
Restaurante Arlequim
De segunda a sexta, das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h