POÉTICAS EM PROCESSO 2018.1

Inscrições Abertas

O curso compreende o acompanhamento do processo de trabalho dos participantes por meio de análises críticas coletivas, leituras de textos, apresentação de produção artística e teórica pertinentes às demandas do grupo.

O objetivo é orientar os participantes no processo de desenvolvimento de seus trabalhos, por meio da interlocução permanente com o professor e seus convidados.

A crescente procura por orientação, e a  necessidade de trocas entre artistas, teóricos e seus pares justificam a realização deste curso.  Trata-se de um espaço destinado a atender artistas com trabalhos em processo e teóricos que buscam ampliar seus repertórios.

São oferecidas até 20 vagas, algumas delas destinadas a bolsistas. A duração do programa é de 4 meses, quinze encontros.

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 19 de janeiro a 27 de fevereiro de 2018.
O material para inscrição deverá ser enviado por e-mail para o endereço escolasemsitio@gmail.com até o dia 27 de fevereiro de 2018. Da apresentação da inscrição deverão constar:

– Ficha de inscrição;
– Currículo resumido;
– Portfolio contendo no mínimo 10 imagens de seus trabalhos, e trazendo os dados técnicos da obra (nome do artista, título, dimensões, materiais utilizados e ano de execução). No caso de trabalhos desenvolvidos em vídeo, videoinstalação ou performance, devem ser apresentados vídeos com duração máxima de 05 minutos no formato .mpeg;
– Texto de, no máximo, duas laudas sobre sua produção e sobre as razões que o levaram a procurar o curso.

Serão disponibilizadas bolsas de até 100% de desconto, mediante avaliação específica. Os candidatos que desejarem concorrer nessa categoria deverão comprovar sua impossibilidade de arcar com os custos do programa, com a apresentação dos documentos previstos em convocatória.

CRONOGRAMA

Início das inscrições: 19 de janeiro
Término das inscrições: 27 de fevereiro
Resultado: 9 de março
Matrículas: 13 de março

Terças feiras, das 11h às 13h
De 13 de março a 26 de junho de 2018.
Mínimo de 15 alunos.

 

ORIENTADOR

Efrain Almeida
Artista. Nasceu em 1964, em Boa Viagem, Ceará. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Entre 1986 e 1990, estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro e fez um curso no Museu de Arte Moderna. Começou a expor em 1987, no Rio, como integrante do XI Salão Carioca de Arte. Daí em diante, ganhou o Brasil e o mundo, expondo em centenas de cidades brasileiras, na Europa e nos EUA e Ásia. Entre as exposições em que participou destacam-se Infância Perversa (1995), no Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro e no Museu de Arte Moderna, Salvador.Tem obras em importantes coleções públicas, como o Centro Galego de Arte Contemporânea (Santiago de Compostela, Espanha); no Museum of Modern Art – MoMa (Nova Iorque, EUA); no Toyota Municipal Museum of Art, Japão; no ASU Art Museu, na Universidade do Arizona, EUA; no Museu de Arte Moderna de São Paulo; no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM (Recife); e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará.

Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48
Centro - Rio de Janeiro
55 21 2215 2093
 
De terça a domingo, das 12 às 19h
Entrada Franca

Bistrô do Paço
De segunda a sexta, das 11h às 19h30
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h
 
Restaurante Arlequim
De segunda a sexta, das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h