ARTE CONTEMPORÂNEA 2018.1

Inscrições Abertas

O curso, destinado a estudantes de arte e áreas afins, colecionadores,  e interessados em adquirir familiaridade com a produção de arte contemporânea,  compreende onze encontros, em 3 meses.

O objetivo é proporcionar aos participantes contato com o repertório da arte hoje, por meio de leituras de textos e apresentação de imagens. Algumas das principais questões presentes na produção de arte contemporânea serão discutidas, incluindo visitas a exposições, em que aspectos da arte brasileira e internacional serão abordados a partir dos acervos visitados.

Estudantes, professores e funcionários de instituições culturais têm 50% de desconto no programa. Bolsas poderão ser concedidas mediante análise específica de documentação (comprovantes de rendimentos e de residência) e carta de intenção.

Aulas: Quintas feiras, das 17h30 às 19h30.

8 de março a 24 de maio de 2018
Mínimo de 15 alunos.
Curso sem processo seletivo. Inscrições abertas em 19 de janeiro de 2018.


Professor Orientador

Marcelo Campos
Doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ); professor adjunto do Departamento de Teoria e História da Arte e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. É autor dos livros: Um canto, dois sertões: Bispo do Rosário e os 90 anos da Colônia Juliano Moreira (Rio de Janeiro: Azougue, 2016) e Emmanuel Nassar: engenharia cabocla (Niterói: Museu de Arte Contemporânea de Niterói, 2010). Foi curador, entre outras, das exposições: Efrain Almeida: Uma Pausa em Pleno Voo (Paço Imperial, Rio de Janeiro; e Centro Cultural do Banco do Nordeste, Fortaleza, 2015- 2016); Um Canto, Dois Sertões: Bispo do Rosário e os 90 Anos da Colônia Juliano Moreira (Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, 2015); e Vestígios de Brasilidade (Santander Cultural, Recife, 2011). Foi ainda cocurador, entre outras, da exposição Tarsila e Mulheres Modernas no Rio (Museu de Arte do Rio [MAR], Rio de Janeiro, 2015), junto com Paulo Herkenhoff, Hecilda Fadel e Nataraj Trinta.

Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48
Centro - Rio de Janeiro
55 21 2215 2093
 
De terça a domingo, das 12 às 19h
Entrada Franca

Bistrô do Paço
De segunda a sexta, das 11h às 19h30
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h
 
Restaurante Arlequim
De segunda a sexta, das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h