IMERSÕES EM ARQUITETURA 2018.1

Inscrições Abertas

A proposta do programa é, por meio de diálogos entre arquitetos, urbanistas, designers, geógrafos, antropólogos, artistas e profissionais de áreas afins, oferecer aos participantes uma intensa reflexão sobre os papéis da arquitetura e urbanismo na contemporaneidade. Destinado a estudantes e profissionais de arquitetura, design, antropologia, sociologia, geografia, artes e outros campos de estudo, o curso propõe indagar, buscar alternativas e estratégias à vida na cidade, hoje.  Como pensar as relações entre arte e arquitetura, arquitetura da terra, habitação social? A quem a arquitetura se destina? A quem, de fato, atende? Quais questões permeiam e afetam, sobretudo, a vida urbana? Que questionamentos podem ser trazidos para esse campo? O que se vislumbra?

O programa compreende dois encontros semanais com os orientadores, aulas e palestras com convidados de áreas afins (antropólogos, arquitetos, artistas visuais e teóricos da arte, filósofos, etc.). Encontros individuais com profissionais convidados são realizados aos sábados, com agendamento prévio, e por indicação dos orientadores.

O objetivo geral é a construção de um espaço de discussão em que os participantes são estimulados a refletir, e orientados a elaborar projetos  – de arquitetura, urbanismo, instalações, interferências urbanas , ações – que serão apresentados ao final do curso, em mostra realizada no Paço Imperial e arredores.

São oferecidas até 30 vagas, sendo algumas delas destinadas a bolsistas. A duração do programa é de 4 meses.

Orientadores: André Carvalho e João Paulo Quintella.

Orientadores Convidados:
Pedro Rivera
Milton Machado
Fernando Minto

Leitura de portfolios:
Bia Petrus
Eduardo Coimbra
OCO Arquitetura

Palestrantes confirmados:
Carla Juaçaba
Demetre Anastassakis
Lucas Parente
Luiz Carlos Toledo
Luiza Baldan
Otavio Leonidio
Pablo Benetti
Pedro Varela
William Bittar
Zoy Anastassakis  

Visitas a ateliês:
Angelo Venosa
Carlito Carvalhosa

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 19 de janeiro a 27 de fevereiro de 2018.
O material para inscrição deverá ser enviado por e-mail para o endereço escolasemsitio@gmail.com até o dia 27 de fevereiro de 2018. Da apresentação da inscrição deverão constar:

– Ficha de inscrição;
– Currículo resumido;
– Portfolio contendo no mínimo 10 imagens de seus trabalhos, e trazendo os dados técnicos da obra (nome do artista, título, dimensões, materiais utilizados e ano de execução). No caso de trabalhos desenvolvidos em vídeo, videoinstalação ou performance, devem ser apresentados vídeos com duração máxima de 05 minutos no formato .mpeg;
– Texto de, no máximo, duas laudas sobre sua produção e sobre as razões que o levaram a procurar o curso.

Serão disponibilizadas bolsas de até 100% de desconto, mediante avaliação específica. Os candidatos que desejarem concorrer nessa categoria deverão comprovar sua impossibilidade de arcar com os custos do programa, com a apresentação dos documentos previstos em convocatória.


CRONOGRAMA:

Início das inscrições: 31 de janeiro
Término das inscrições: 27 de fevereiro
Resultado: 1 de março
Matrículas: 2 de março

Segundas e quartas, das 14h às 17h
De 5 de março a 30 de junho de 2018
Encontros individuais: Sábados 7/4, 14/4, e 5/5

Mostra: 23 de junho a 1 de julho, com seminários dias 23 e 30 de junho, em que os participantes apresentam seus trabalhos e palestrantes são convidados a discutir as questões emergentes.

 

ORIENTADORES

André Carvalho
Arquiteto e Urbanista e Professor Adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Desenho Industrial – ESDI/UERJ, onde atualmente, coordena o Curso de Arquitetura e Urbanismo. Doutor em Arquitetura pelo PROARQ/FAU/UFRJ. Especialista em Sociologia Urbana pelo IFCH/UERJ. Desenvolve pesquisas sobre arquiteturas autóctones e a função social do arquiteto. Atua em projetos nas áreas de legislação urbanística e edilícia e desenvolve projetos expográficos para arte contemporânea.

João Paulo Quintella
Doutorando em História da Arte e Arquitetura pela PUC-Rio.Mestre em Processos Artísticos Contemporâneos pela UERJ. Integrou a equipe de curadoria e pesquisa permanente da Casa França-Brasil durante a gestão de Marcelo Campos. Curador, entre outros, dos projetos Permanências e Destruições (RJ), Remanso (Funarte, Brasília), Céu Aberto (Vila Autódromo- RJ) Suposto Sul – Suposto Norte, em parceria com Michelle Sommer (Cafuné, Berlim), Ilha 01- Cristina Salgado  (Foz, RJ), Circularidade Vã, parceria com Guilherme Marcondes (Foz, RJ) e Além Terreno (Átomos, RJ). Colaborador frequente da revista SeLecT. Já escreveu para a Edições Sesc São Paulo, Bazar Arte, para o catálogo da exposição Fummés e para o Canal Contemporâneo. Participou de diversas mesas e seminários, como o Desiilha – Seminário Nacional de Arte e Cidade e o Ser Urbano – Semana de Arquitetura e Urbanismo PUC-Rio. Sua prática investiga as relações entre arte, arquitetura e experiência, investindo sobre modos expositivos a partir do cruzamento de diferentes linguagens e disciplinas.

Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48
Centro - Rio de Janeiro
55 21 2215 2093
 
De terça a domingo, das 12 às 19h
Entrada Franca

Bistrô do Paço
De segunda a sexta, das 11h às 19h30
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h
 
Restaurante Arlequim
De segunda a sexta, das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h