I CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DO RENASCIMENTO

O Conceito de cópia e a figura do artista

Dia 14/03
UERJ

16:00 – 18:15 Reunião de membros e convidados da SBER

Dia 15/03
Paço Imperial

10:00 Abertura
Mediação: Alexandre Ragazzi (UERJ)
Palestras de abertura

10:15 – 11:00
Luiz Marques (UNICAMP)
Do falso como uma obra de arte à obra de arte como um falso

11:00 – 11:45 Carlos Eduardo Berriel (UNICAMP)
Dissimulação e herança clássica na Utopia de Thomas Morus

11:45 – 12:15 Debate

12:15 – 14:00 Almoço

Primeira sessão
Mediação: Tamara Quírico (UERJ)

14:00 – 14:30 Patricia Zalamea (Universidad de los Andes / Bogotá)
“When the story is yours but the brush stroke is mine”:
replication practice seen through the lens of
seventeenth-century sources

14:30 – 15:00 Alberto Martín Chillón (Pós-doutorando, PPGArtes/UERJ)
O gênio e o copiador de cavalos: originalidade e cópia na escultura brasileira oitocentista

15:00 – 15:30 Evelyne Azevedo (UERJ)
A “interpretatio” oitocentista como fonte de estudo dos afrescos de Pompeia

15:30 – 16:00 Cássio Fernandes (UNIFESP)
Aby Warburg: as prensas de Augsburgo na divulgação dos modelos italianos

16:00 – 16:30 Debate

Dia 16/03
Paço Imperial

Segunda sessão
Mediação: Maria Berbara (UERJ)

09:30 – 10:00 Carmen Fernández-Salvador (Universidad San Francisco / Quito)
La memorización de gestos: imitación y aprendizaje en el dibujo y la caligrafía (ss. XVI-XVII)

10:00 – 10:30 André Tavares (UNIFESP)
Transformações na iconografia de São Pedro entre os séculos XVI e XVIII e seus possíveis reflexos nos âmbitos português e brasileiro

10:30 – 11:00 René Lommez Gomes (UFMG)
O original, a cópia e a mão do artista: a conceituação da cópia em face à prática artística nos tratados de Abraham Bosse e Samuel van Hoogstraten

11:00 – 11:30 Debate

11:30 – 11:45 Coffee Break

11:45 – 12:45 Sessão de pôsteres

Maria Izabel Escano Duarte de Souza (Doutoranda, PPGHS/USP)
A cópia como agente da circulação de iluminuras durante a Idade Média na Europa Ocidental

Flora Pereira Flor (Mestre em Artes Visuais, PPGAV/EBA/UFRJ)
As cópias pintadas no sistema de ensino da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro

Clara Habib (Doutoranda, PPGArtes/UERJ)
Uma iconografia proibida e sua reprodução desde Jacques Stella até Frei José dos Mártires

Andreia de Freitas Rodrigues (Doutoranda, PPGArtes/ UERJ)
Modelos europeus: estudo de alguns exemplos na arte colonial mineira

12:45 – 14:30 Almoço

Terceira sessão
Mediação: Evelyne Azevedo (UERJ)

14:30 – 15:00 Patricia Dalcanale Meneses (UNICAMP)
Cópia, imitação e invenção no final do século XV: o caso de Baccio Pontelli

15:00 – 15:30 Flavia Galli Tatsch (UNIFESP)
Caixas de espelho e pentes da Itália Setentrional do Trecento e do Quattrocento: cópias ou variações?

15:30 – 16:00 Tamara Quírico (UERJ)
Buffalmacco como modelo: considerações sobre o Cristo juiz do Camposanto de Pisa

16:00 – 16:30 Debate

16:30 – 17:00 Coffee Break

Palestra de encerramento

17:00 – 17:45 Jean-Marie Guillouët (Université de Nantes / CIHA)
Technicality and artistic individuation in late medieval and early modern Europe (c. 1400-1530)

17:45 – 18:00 Debate

Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48
Centro - Rio de Janeiro
55 21 2215 2093
 
De terça a domingo, das 12 às 19h
Entrada Franca

Bistrô do Paço
De segunda a sexta, das 11h às 19h30
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h
 
Restaurante Arlequim
De segunda a sexta, das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h