PRIMEIRAS POÉTICAS 2018.2

Inscrições Abertas

CONVOCATÓRIA

APRESENTAÇÃO
Programa semestral, destinado a oferecer uma aproximação com as atividades artísticas, apresentar meios de experimentação, bem como conhecimentos teóricos e práticos fundamentais à elaboração de formas de linguagem e ao desenvolvimento de um vocabulário pessoal. Por meio de exercícios e de sua leitura crítica, serão introduzidas questões centrais para a contemporaneidade, que possibilitarão a construção de uma produção em arte.

A duração do programa é de 4 meses, com início em agosto de 2018.
O curso não possui pré-requisitos ou processo seletivo.
Matrículas abertas de 19 de Julho a 16 de Agosto de 2018.

OBJETIVO
O programa é destinado àqueles que buscam uma aproximação inicial com o campo da arte diante do cenário contemporâneo. Objetiva estimular a produção artística,por meio de exercícios, leituras de textos e análise crítica da produção dos participantes ao longo do curso.

DINÂMICA
Os encontros acontecem uma vez por semana. São acompanhados pelos professores, que orientam os participantes e propõem exercícios. O orientador convidado participará pontualmente.

CARGA HORÁRIA
O programa tem a duração de 4 meses, de agosto a dezembro. É constituído por 1 encontro semanal, às quintas, das 17h30 às 19h30.

CUSTOS
Cada participante fará o investimento de quatro parcelas de R$300,00.

BOLSAS
Estudantes tem 50% de desconto no Programa.

INSCRIÇÃO
Pelo email escolasemsitio@gmail.com de 19 de Julho a 15 de agosto.

CRONOGRAMA
Início das inscrições: 19 de julho
Término das inscrições: 15 de agosto
Início das aulas: 16 de agosto

Quintas-feiras, das 17h30 às 19h30
De 16 de agosto a 13 de novembro de 2018.

ORIENTADORES
Bia Petrus
Tania Queiroz

Orientador convidado:
Cadu


Bia Petrus
Arquiteta formada pela UFRJ em 1985. Mestre em Artes Visuais pela UERJ em 2015. Como artista, iniciou sua produção em 1998 e realizou obras em vídeo, fotografia e instalações. Em 2000 conquistou o Prêmio aquisição do Salão do Museu da Pampulha. Criou o Atelier Coletivo 153. De outubro de 2016 a março de 2017 atuou na Casa II I II em Petrópolis, local de cursos, performances artísticas e oficinas multidisciplinares. Na Casa de Estudos Urbanos, criou o curso [re]Agir em parceria com Luiz Carlos Toledo. Desenvolve também o projeto Dia de Glória, um coletivo de curadoria que atua no campo da arte.

Cadu
Artista plástico, professor da PUC-Rio. Integrante da equipe de professores do projeto Dynamic Encouters desde 2000 até o momento. Contemplado com a bolsa de residência artística Iberê Camargo em 2001 no London Print Studio, e 2008 artista visitante na Universidade de Plymouth a convite do Arts Council (Reino Unido). Em 2012 Participante da 30a Bienal de São Paulo. Em 2013 participante da 13a Bienal de Istambul, vencedor do Prêmio Pipa e contemplado com residência artística na Residency Unlimited (Nova York). Em 2014/2016 artista participante dos projetos de residência Plataforma Atacama (Chile), InSite (Mexico) e da 4a Bienal do Fim do Mundo (Argentina). Vencedor do Prêmio Radio Krakow 2015 (Polônia) pela mostra It’s Gonna Rain.

Tania Queiroz
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula, tem Especialização lato sensu em Sociologia Urbana pela UERJ; fez formação livre em Arte na EAV Parque Lage; tem Licenciatura em Artes pela Universidade Cândido Mendes, é Mestranda em Arte, Cognição e Cultura, na UERJ. Participou de salões e exposições individuais e coletivas no Brasil. Foi Coordenadora Geral da Casa França Brasil, Coordenadora de Ensino e professora da EAV Parque Lage, professora substituta no Instituto de Artes da UERJ. Atuou como Educadora no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu do Açude e Paço Imperial. É professora de Artes da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. É professora da Escola sem Sítio, que coordena com o curador e professor Marcelo Campos. Publicou, com Maria Tornaghi e Cristina de Pádula “ O mundo é mais do que isso ”, em 2014.


ESCOLA SEM SÍTIO
Coordenação:
Marcelo Campos e Tania Queiroz

Supervisão:
Vanessa Rocha

Administração Financeira:
Thais Sousa

Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48
Centro - Rio de Janeiro
55 21 2215 2093
 
De terça a domingo, das 12 às 19h
Entrada Franca

Bistrô do Paço
De segunda a sexta, das 11h às 19h30
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h
 
Restaurante Arlequim
De segunda a sexta, das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h