IMERSÕES POÉTICAS 2018.2

Inscrições Abertas

CONVOCATÓRIA

APRESENTAÇÃO
O Programa “Imersões poéticas” tem como fundamento a proposição de um espaço de imersão para um grupo de artistas. A proposta inclui encontros de acompanhamento e revisão de portfolio, exercícios de criação e concepção de ideias, aulas teóricas e elaboração de projeto de pesquisa para futuros trabalhos. Estão previstos contatos com artistas e profissionais do sistema da arte, incluindo curadores, críticos de arte, diretores de museus, profissionais de galerias de arte, produtores, restauradores, ministrando palestras, além de uma agenda de leituras individuais de portfolios e visitas a ateliês de artistas.

A duração do programa é de 4 meses, com início em agosto de 2018, e sua realização se dá em diferentes espaços da cidade, proporcionando aos participantes a circulação por ateliês, contato com diversos profissionais e visita a espaços culturais de relevância para a arte.

Professores Orientadores: Cadu, Efrain Almeida e Ivair Reinaldim. Leituras de portfolio com Marcelo Campos e convidados.

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 19 de Julho a 3 de Agosto de 2018.

OBJETIVO
O programa é destinado a artistas que busquem orientação, reflexão e o questionamento de sua produção diante do cenário contemporâneo. Objetiva fomentar e apoiar a produção artística, criando redes de diálogos com diferentes interlocutores, ligados ao sistema da arte, para estimular a difusão da produção dos participantes.

JUSTIFICATIVA
A proposta, tão abrangente, se justifica pela característica das pesquisas dos artistas e da produção contemporânea que envolvem diversidade de procedimentos e materiais, muitas vezes exigindo do artista certa familiaridade com estes, além da crescente exigência de elaboração de textos sobre sua própria obra. As atividades de análise de trabalhos e palestras são recorrentes na formação artística e a interlocução com artistas, professores e colegas é imprescindível nesse processo.

DINÂMICA
Os encontros para apresentação de trabalhos acontecem nas aulas, duas por semana, mediante cronograma e fazem parte das atividades permanentes do curso. São acompanhados pelos professores, que orientam os participantes e propõem exercícios. O grupo participará de encontros individuais com o orientador Marcelo Campos, além dos encontros individuais com convidados, que acontecem aos sábados.

Nos encontros com convidados, cada participante encontra com um artista e um teórico durante 45 minutos para apresentar sua pesquisa e receber a respectiva leitura crítica. Os profissionais são designados aos participantes pelos professores.

Serão visitados ateliês de artistas e espaços culturais. As palestras são realizadas por profissionais convidados por indicação dos professores, a partir dos interesses e produção da turma.

CARGA HORÁRIA
O programa tem a duração de 4 meses, de agosto a dezembro. É constituído de 2 encontros semanais, às terças e quintas, das 14h às 17h. Os encontros individuais são previamente agendados e acontecem aos sábados.

CUSTOS
Cada participante fará o investimento de quatro parcelas de R$1.260,00. Para pagamento integral do curso, à vista, no ato da matrícula, será concedido desconto de 10%.

INSCRIÇÃO
O material para inscrição deverá ser enviado por email para o endereço escolasemsitio@gmail.com até o dia 03 de agosto de 2018. Da apresentação da inscrição deverão constar:

– Ficha de inscrição;

– Currículo resumido;

– Portfolio contendo no mínimo 10 imagens de seus trabalhos, e trazendo os dados técnicos da obra (nome do artista, título, dimensões, materiais utilizados e ano de execução). No caso de trabalhos desenvolvidos em vídeo, videoinstalação ou performance, devem ser apresentados vídeos com duração máxima de 05 minutos no formato .mpeg;

– Texto de, no máximo, duas laudas sobre sua produção e sobre as razões que o levaram a procurar o Programa.

BOLSAS
Serão disponibilizadas bolsas de até 100% de desconto, mediante avaliação específica. Os candidatos que desejarem concorrer nessa categoria deverão comprovar sua impossibilidade de arcar com os custos do programa, com a apresentação dos seguintes documentos:

– Carta de intenção de, no máximo, duas laudas apresentando sua produção e justificando a necessidade da bolsa;

– Comprovante de renda;

– Comprovante de residência.

ESPAÇOS
Paço Imperial
Ateliês de artistas

CRONOGRAMA
Início das inscrições: 19 de julho
Término das inscrições: 3 de agosto
Resultado da pré-seleção: Até 6 de agosto
Entrevistas: 07 e 08 de agosto, das 11h às 18h
Resultado final: 10 de agosto
Matrículas: 14 de agosto

De 14 de agosto a 13 de dezembro de 2018.
Terças e Quintas, das 14h às 17h
Encontros individuais | Sábados, previamente agendados.

Professores orientadores
Cadu
Efrain Almeida
Ivair Reinaldim

Análises individuais e Palestras
Marcelo Campos
Convidados designados pelos professores orientadores

Cadu
Artista plástico, professor da PUC-Rio. Integrante da equipe de professores do projeto Dynamic Encouters desde 2000 até o momento. Contemplado com a bolsa de residência artística Iberê Camargo em 2001 no London Print Studio, e 2008 artista visitante na Universidade de Plymouth a convite do Arts Council (Reino Unido). Em 2012 Participante da 30a Bienal de São Paulo. Em 2013 participante da 13a Bienal de Istambul, vencedor do Prêmio Pipa e contemplado com residência artística na Residency Unlimited (Nova York). Em 2014/2016 artista participante dos projetos de residência Plataforma Atacama (Chile), InSite (Mexico) e da 4a Bienal do Fim do Mundo (Argentina). Vencedor do Prêmio Radio Krakow 2015 (Polônia) pela mostra It’s Gonna Rain.

Efrain Almeida
Artista. Entre 1986 e 1990, estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro e fez um curso no Museu de Arte Moderna. Começou a expor em 1987, no Rio, como integrante do XI Salão Carioca de Arte. Daí em diante, ganhou o Brasil e o mundo, expondo em centenas de cidades brasileiras, na Europa e nos EUA e Asia. Entre as exposições em que participou destacam-se Infância Perversa (1995), no Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro e no Museu de Arte Moderna, Salvador.Tem obras em importantes coleções públicas, como o Centro Galego de Arte Contemporânea (Santiago de Compostela, Espanha); no Museum of Modern Art – MoMa (Nova Iorque, EUA); no Toyota Municipal Museum of Art, Japão; no ASU Art Museu, na Universidade do Arizona, EUA; no Museu de Arte Moderna de São Paulo; no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM (Recife); e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará.

Ivair Reinaldim
Doutor em Artes Visuais, com ênfase em História e Crítica da Arte, pela Escola de Belas Artes da UFRJ, tendo realizado Estágio PDEE junto à École Doctorale Arts plastiques, esthétiques & sciences de l’art na Université Paris 1 – Panthéon Sorbonne. Sua tese “Arte e crítica de arte na década de 1980: vínculos possíveis entre o debate teórico internacional e os discursos críticos no Brasil” recebeu o Prêmio Gilberto Velho de Teses da UFRJ, em 2013. É professor Adjunto da Escola de Belas Artes e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ. Foi professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2009-2014) e membro da Comissão Curatorial da Galeria de Arte Ibeu (2009-2013). Entre suas curadorias, destacam-se: Todo ideal nasce vago – Eloá Carvalho (MAM-RJ, 2016), Paquetá Experimenta Arte Contemporânea (ilha de Paquetá, com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, 2016), Diante dos olhos, os gestos – Regina de Paula (Paço Imperial, 2016), exposição e seminário 80+30 – Década de 80 no Nordeste (com Daniela Name e Marcelo Campos, Galeria do Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza, 2015), Como Se Não Houvesse Espera (CCJF, Rio de Janeiro, 2014), ]entre[ (Galeria de Arte Ibeu, Rio de Janeiro, 2010). Tem atuado como pesquisador e curador independente.

Marcelo Campos
Doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ); professor adjunto do Departamento de Teoria e História da Arte e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. É autor dos livros: Um canto, dois sertões: Bispo do Rosário e os 90 anos da Colônia Juliano Moreira (Rio de Janeiro: Azougue, 2016) e Emmanuel Nassar: engenharia cabocla (Niterói: Museu de Arte Contemporânea de Niterói, 2010). Foi curador, entre outras, das exposições: Efrain Almeida: Uma Pausa em Pleno Voo (Paço Imperial, Rio de Janeiro; e Centro Cultural do Banco do Nordeste, Fortaleza, 2015- 2016); Um Canto, Dois Sertões: Bispo do Rosário e os 90 Anos da Colônia Juliano Moreira (Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, 2015); e Vestígios de Brasilidade (Santander Cultural, Recife, 2011). Foi ainda cocurador, entre outras, da exposição Tarsila e Mulheres Modernas no Rio (Museu de Arte do Rio [MAR], Rio de Janeiro, 2015), junto com Paulo Herkenhoff, Hecilda Fadel e Nataraj Trinta, ORIXÁS (Casa França Brasil, Rio de Janeiro, 2016) e Samba (Museu de Arte do Rio [MAR], Rio de Janeiro, 2018).

ESCOLA SEM SÍTIO

Coordenação:
Marcelo Campos e Tania Queiroz

Supervisão:
Vanessa Rocha

Administração Financeira:
Thais Sousa

Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48
Centro - Rio de Janeiro
55 21 2215 2093
 
De terça a domingo, das 12 às 19h
Entrada Franca

Bistrô do Paço
De segunda a sexta, das 11h às 19h30
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h
 
Restaurante Arlequim
De segunda a sexta, das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h