HILÉIA

Antonio Saggese
Curadoria
Marcia Mello

A mostra “Hiléia”, composta por 46 fotografias de Antonio Saggese impressas com pigmento mineral sobre papel de algodão, será realizada no Paço Imperial no período 14 de dezembro de 2017 a 25 de fevereiro de 2018. A exposição conta com a curadoria de Marcia Mello e resulta da confluência de dois trabalhos que miram a floresta amazônica a partir da água: Hiléia e Yg.

Contemplado com o Prêmio Brasil de Fotografia na categoria Ensaio Impresso de 2017, as imagens de “Hiléia” buscam o maravilhamento. O espanto que tomou Humbolt, que batizou a floresta amazônica de “hiloea brasiliensis”; o assombro dos viajantes do passado e do presente ante a exuberância da natureza. Busca recuperar o imaginário idealizado da floresta, que, misteriosa, fascina. Desse modo o trabalho não se propõe como “fotografia de natureza” nem tampouco como documentação ou denúncia. Ecoa a magia e não tenciona desvendá-la. 

O processo fotográfico digital, paradoxalmente, permite a recuperação de outras tradições alheias ao moderno. O tratamento de imagem refere às figurações de época numa confluência entre o moderno e o arcaico, metaforizado o anjo de Klee que avança olhando para trás.

O trabalho consiste de fotografias realizadas com um olhar despido da gramática da linguagem fotográfica moderna, prescindindo de recortes – espaciais e temporais – em prol da frontalidade do assunto, a garantir sua majestade.

Já o trabalho “Yg”, palavra tupi para água, penetra nos igarapés e igapós tendo o líquido como espelho a multiplicar a cena qual caleidoscópio, o que rompe com a estrutura céu/terra/horizonte que constitui o gênero paisagem. Na abertura da mostra será feito o lançamento do livro “Yg” pela Editora Madalena.

Os trabalhos foram realizados entre 2014 e 2017.

Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48
Centro - Rio de Janeiro
55 21 2215 2093
 
De terça a domingo, das 12 às 19h
Entrada Franca

Bistrô do Paço
De segunda a sexta, das 11h às 19h30
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h
 
Restaurante Arlequim
De segunda a sexta, das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h